Sobre a importância do café da manhã!

 

O despertador toca. São 6 horas da manhã e você pensa: “PQP! Hoje é sexta-feira, mereço mais 5 minutinhos…” Você aperta o snooze e “5 minutos depois” já são 7:30 e você está MEGA atrasada. #quemnunca?

O inventor do botão snooze com certeza tinha boas intenções, mas a gente sabe onde vai parar a estrada das boas intenções… No inferno!  Dormir aqueles 5 minutinhos a mais além de não contribuir para o descanso, ainda nos impede de fazer um belo baby-liss e o mais importante: de tomar um bom café da manhã.

Mas por que o café da manhã é tão importante?
Em inglês, o termo “Breakfast” resume melhor a importância do mesmo. BREAK vem de quebrar e FAST de “Fasting”, que significa jejum (obrigada, Wikipedia!). Depois de várias horas sem comer, o café da manhã tem como objetivo recarregar as energias do organismo. Pular essa refeição significa começar o dia com o nível de açúcar no sangue extremamente baixo. Entendeu agora por que você sente uma vontade “súbita” de comer coisas calóricas antes do almoço? Ou por que você chega no Buffet por kilo e praticamente descarrega o Visa Vale num prato só?

Além disso, o corpo tem outros mecanismos evolutivos para se proteger contra longos períodos de jejum. Um deles: é acumular gordura. Durante períodos de escassez de alimentos, nossas membranas celulares se tornam mais sensíveis à insulina. Isto garante que cada pedacinho de comida será eficientemente utilizado ou armazenado.

Por isso que – ao contrário do que muita gente pensa – não tomar café da manhã não ajuda a emagrecer. É preciso comer, mas comer na medida certa. Afinal você já sabe: em se tratando de dieta, não existem milagres. ;-)

E o que é um café da manhã saudável?
A partir de hoje vou trazer algumas dicas de café da manhã práticos e saudáveis, mas você já pode seguir essas 4 recomendações na hora de montar o seu.


1 PORÇÃO DE FRUTAS - A fruta é o alimento saudável mais prático que existe. Por isso, se você está numa correria e não tenho tempo para mais nada, pelo menos, pegar uma maçã ou uma banana para comer no carro ou no metrô … você pode. Só não se esqueça de embalar bem para proteger a fruta (e a sua bolsa!) e para mantê-la fresquinha.



1 PORÇÃO DE GRÃOS INTEGRAIS – Os grãos integrais fazem parte do grupo dos carboidratos complexos, que nós já falamos por aqui. Por serem digeridos mais lentamente, vão manter você saciada por mais tempo. Opte por um pão integral ou cereal integral.



1 PORÇÃO DE CÁLCIO –  Eu não tomo leite, mas adoro queijo. O que é a mesma coisa que fumar e não tragar. O cálcio está presente no leite e seus derivados, mas nem por isso ele é a única ou a melhor fonte deste mineral. Com a reeducação alimentar, uma das minhas fontes de cálcio é o suco verde. Mas se você é do time do café com leite, prefira o desnatado.



1 PORÇÃO DE PROTEÍNA – Dê preferência aos frios sem gordura, como o peito de peru light. A soja também é uma rica fonte de proteína vegetal. Escolha seu suco favorito ou troque o queijo magro por Tofu. E não podemos esquecer dos ovos. Antes vilão e agora mocinho, o ovo pode ser estar presente no café da manhã! Consulte uma nutricionista para saber a quantidade exata que você pode consumir.
Sobre a importância do café da manhã! Sobre a importância do café da manhã! Reviewed by digaii on 12:33 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.