Veja as nove mentirinhas que podem boicotar sua dieta

As desculpas aparentemente inofensivas que você usa para justificar escapadas (como atacar uma guloseima fora de hora) podem fazer você engordar e até ficar doente. Mentira tem perna curta, e gorda!

 

Em um ano, as mulheres contam, em média, 500 mentiras sobre seus hábitos alimentares, segundo pesquisa feita na Grã-bretanha pela empresa timex. Isso contabiliza nove lorotas por semana! embora não tenha sido feito um levantamento aqui no brasil, os nutricionistas acreditam que nós não ficamos atrás. Acontece que enganar a si mesma pode prejudicar não só suas curvas como também sua saúde. A seguir, as nove conversas fiadas engordativas mais comuns. Cuidado para não ser pega no pulo!
1 - Passar muita fome é o melhor e mais eficiente jeito de perder peso
A verdade: Consumir pouquíssimas calorias acaba sabotando seus esforços para emagrecer de maneira duradoura. “Quando você come muito pouco, em vez de perder gordura, seu organismo passa a estocá-la”, diz Camila. Ou seja, logo de cara, você até emagrece, mas em seguida seu corpo desacelera o metabolismo para as funções básicas, como respirar, andar e pensar, já que você passa a abastecê-lo de forma escassa. Resultado: pneus que não vão embora jamais!

2- O que engorda no pão é o miolo
A verdade: É tudo a mesma massa... A casca só fica durinha porque entra mais em contato com o calor do forno, concorda? No entanto, se tirar o miolo de um pão francês de 140 calorias vai economizar 70. Seguiu a matemática da leveza? Por isso, se estiver de dieta e não quiser abrir mão desse item tradicional do café da manhã, vale apelar para esse artifício. “E até substituir o normal pelo integral, que contém fibras que ajudam no controle do peso”, diz a nutricionista Camila Del Papa, do Spa Des Jardins, em São Paulo.

3 - Claro que posso me deliciar com frango frito, é só tirar a pele
A verdade: O mesmo pedaço de frango frito contém quase 40 calorias a mais que o grelhado, além dos malefícios da gordura. “É preciso considerar o óleo utilizado na fritura da carne, que o absorve, fazendo subir o valor calórico da preparação. Tirar a pele não economiza calorias de forma significativa”, afirma Alfredo Cury. Fica tudo ali impregnado. E tem mais: quando você esquenta o óleo, a gordura se transforma em trans, o que aumenta o colesterol do mal.

4 - Eu treinei bastante, então posso exagerar um pouquinho
A verdade: "Mesmo quem malha precisa controlar o consumo de gordura”, diz a nutricionista Andrea Uzeda, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro. É normal sentir fome depois do treino, mas escolha bem os alimentos: “Pão, arroz, batata e macarrão, combinados a uma fonte de proteína magra, como queijos, frango e iogurte, é o ideal”. E um docinho depois da musculação está liberado. Uma colher de doce de leite light, logo após o treino, repõe as energias e faz os músculos crescerem!

5 - Hoje é um dia especial, então as calorias não contam
A verdade: Uma pesquisa da Universidade de Linkoping, na Suécia, constatou que mesmo um curto período de comilança, combinado a uma vida sedentária, dificulta a perda de peso. “Escapar só um dia, em um mês, atrapalha menos a dieta, mas todo fim de semana, por exemplo, é capaz de arruinar o esforço anterior”, afirma o nutrólogo Walmir Accursio, de São Paulo. Isso acontece porque, quando você começa a emagrecer, desencadeia um mecanismo de diminuição do metabolismo. E se dar ao luxo dessas pausas constantes na dieta — dia especial, aniversário, promoção no escritório... — pode fazer você parar de perder peso por causa da confusão gerada no corpo. Nada de “Eu mereço”!

6 - É vinho tinto, então eu posso tomar algumas tacinhas a mais
A verdade: “O vinho tinto contém resveratrol, poderoso anti-inflamatório e antioxidante. Porém o recomendado para aproveitar seus benefícios (que vão da prevenção do envelhecimento precoce ao câncer) é uma taça de 120 mililitros por dia para as mulheres”, afirma Camila. Exceder essa cota pode aumentar sua pressão arterial. E beber mais de três taças por dia eleva em 46% as chances de desenvolver obesidade.

7 - Uma salada bem incrementada é a refeição ideal para não fugir do regime
A verdade: Alguns ingredientes triplicam as calorias de uma salada simples, sabia? “Pior do que isso são alguns molhos prontos. Eles contêm óleo vegetal, que não faz bem à saúde”, afirma Camila. Cremes e queijos deixam o prato mais saboroso, mas trazem sal e gordura em excesso, o que compromete a circulação sanguínea e a circunferência da cintura. “O melhor é temperar com limão, azeite de oliva extravirgem, ervas e iogurte desnatado. Sempre com moderação.”

8 - Chocolate faz bem à saúde!
A verdade: “Está mesmo comprovado que consumir até 30 gramas diários de chocolate que tenha entre 60 e 70% de cacau traz benefícios à saúde, inclusive à circulação”, diz o endocrinologista Alfredo Cury, dono do Spa Posse do Corpo, no Rio de Janeiro. Isso por causa das vitaminas, minerais, flavonoides e alto teor de antioxidantes. Porém, exagerar no doce, rico em açúcar e gorduras saturadas, aumenta o nível de colesterol ruim. Portanto, um pedacinho do tipo amargo está liberado, mas uma barra inteirinha, e da versão ao leite, n.em pensar!

9 - Biscoitos cream cracker com cream cheese são ótimos lanchinhos
A verdade: O cream cheese light tem menor teor de gordura do que sua versão normal — ainda assim, contém esse nutriente relacionado à elevação do colesterol total, aumento do LDL (o colesterol do mal) e diminuição do HDL (o colesterol do bem). O ingrediente aumenta o risco de doenças cardíacas e obesidade. Biscoitos cream cracker contêm muito sódio, o que eleva a pressão sanguínea e a retenção hídrica. “Prefira dois biscoitos integrais com só uma colher de sobremesa de cream cheese light”, diz Alfredo Cury

via: mdemulher
Veja as nove mentirinhas que podem boicotar sua dieta Veja as nove mentirinhas que podem boicotar sua dieta Reviewed by digaii on 12:42 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.