Como não engordar em 15 dias!

Sou filha de Deus e vou sair de férias. Muitas de vocês também devem estar se preparando para dar uma pausa durante o carnaval. Que coisa boa que é poder descansar a cabeça, aproveitar a família, os amigos… Mas cuidado para não sabotar sua dieta!

Cá estou para dar mais um #testemunho de fé: sim, é possível EMAGRECER durante as férias.
Ano passado viajei à Alemanha para conhecer um pouco mais das minhas raízes (MUSSKOPF, significa?). O combinado com a minha nutri era que eu – pelo menos – mantivesse o peso, que na época estava em torno de 71 kg.

E qual foi minha surpresa na volta? Eu estava 1 kg mais magra! #aleluia







Pessoa viaja para Europa e ao invés de tirar foto de palácios, museus… tira foto na frente de uma placa escrito “Café da Manhã” em Alemão! #gordices

Só que você já sabe: milagres não existem! Acho que foi a primeira vez que eu levei a sério – durante uma viagem – aquela regrinha de que para perder peso é preciso queimar mais calorias do que consumimos. E tem mais algumas outras dicas. Vem ver!

Se a sua desculpa era falta de tempo, durante as férias você vai precisar inventar outra, porque tempo é o que você terá de sobra. Ponha na mala: tênis, meias, shorts, legings, blusinhas e um biquíni/maiô. E ponha na cabeça que se exercitar regularmente é a única forma de aproveitar calorias extras sem culpa.

Mas e por onde eu começo? Comece procurando a academia do hotel. Muitos hotéis hoje em dia dispõem de algumas esteiras e equipamentos básicos de ginástica. E o melhor de tudo: geralmente esses espaços estão vazios!

Não tem academia onde você vai ficar? Sem problemas! Caminhe por no mínimo meia hora em algum parque ou na praia. Só não vale caminhar no shopping, ein? TEM QUE SUAR!

Tem piscina? Então se jogue! Uma dica é andar vigorosamente de uma ponta a outra por uns 15 minutos. Faço isso na hidroginástica e dá um calor, viu?

E que tal conhecer a cidade de uma maneira diferente? Muitos centros turísticos oferecem Bike Tours. Se informe!

Quem não ama? Tanta variedade que parece cena de novela! Mas se você não ficar atenta, pode transformar tudo numa verdadeira tragédia. #dramaqueen

Já que OPÇÃO é o que não falta, faça escolhas saudáveis: frutas, cereais, pães integrais… já falei sobre o café da manhã ideal aqui.

Uma boa dica é imprimir e ter sempre consigo o seu plano alimentar, assim você não fica tão longe da sua rotina e se mantém fiel as porções que sua nutri recomendou. Estar de férias não significa abandonar o seu “projeto de vida mais saudável”. É tudo uma questão de equilíbrio entre aproveitar e se dedicar.

Não tem um plano alimentar? Tá esperando o quê para consultar uma nutri e fazer o seu? CORRE!


Quando se viaja de carro, ônibus, trem ou avião é preciso ter em mente que vamos ficar algumas boas horas em “trânsito”. Para não deixar de comer de três em três horas e não comer qualquer porcaria que esteja disponível, prepare uns lanchinhos. Além de se manter na linha, você ainda controla melhor sua fome e não vai chegar enlouquecida por comer uma feijoada. Inteira. Sozinha.

Muita gente tem vergonha de tirar da bolsa (ou da lancheira) uma tupperware com algumas nozes, sementes, frutas, frutas secas, cereais, ou até mesmo um sanduíche natural com peito de peru. Aquelas coxinhas pingando óleo de beira de estrada e o lanche da TAM que obrigatoriamente acompanha uma mini latinha de coca-cola, esses sim que não são de Deus.

Imagine estar em OUTUBRO na Alemanha e não beber um gole de cerveja? Oktoberfest, gente! Mesmo tendo reduzido ao máximo o consumo de glúten, eu me permiti uma cervejinha todos os dias. Sim, todos os dias! Mas era UM COPO, afinal quanto mais álcool a gente ingere, mais “fome” a gente sente. Isso porque a digestão das moléculas de álcool faz com que o corpo sinta necessidade de recuperar carboidratos.

E eu seguia outra regrinha que eu já contei aqui, que é a de intercalar goles de água enquanto tomava minha “cachacinha”.

Por falar em água, não esqueçam de beber MUITA ÁGUA. 2 litros, lembra? Leve sempre uma garrafinha para onde você for.

Uma das melhores coisas quando se está de férias é jantar fora. Novos sabores, novos lugares e o melhor de tudo: não ter que lavar a louça depois!!! Mas jantar fora também pode ser uma armadilha. Fique ligada!
  • Jejum? Tá pagando pagando promessa? - Muita gente acha (eu também acreditava) que não comer o dia inteiro (para “poupar” espaço para o jantar) era a solução perfeita para me entupir de comida e não engordar. Pelo visto eu não estava só com o estomago vazio, mas a cabeça também! Jejum engorda! Jejum faz o corpo disparar um mecanismo de salvar energia, diminuindo o metabolismo e guardando gordura. Siga sua rotina e COMA de 3 em 3 horas.
  • Faça escolhas saudáveis - Isso não significa que você vai passar as férias comendo apenas frango com salada. Analise bem o cardápio, conte calorias se for preciso. Pergunte para o garçon se é possível adaptar alguma coisa no prato, como trazer o molho separadamente. São coisas simples que fazem a diferença.
  • Não, obrigada! - Resposta padrão para quando te oferecerem aquela entrada cheia de pãezinhos brancos e manteiga.
  • Comece pela salada - Não abre mão de uma entrada? Então comece pela salada (ou por uma sopinha). A salada cheia de fibras vai fazer você se sentir mais satisfeita mais cedo. A sopinha também lhe dará essa sensação.
  • Tamanho é documento - Coma tudo aquilo que você gosta, mas não na quantidade que você gostaria. Esse é o segredo. Infelizmente os restaurantes não entendem essa frase e servem porções 2 ou até 4 vezes maiores do que o normal. Por isso controle-se e diga (pra você mesma): chega! Não precisamos comer tudo, só porque está no prato.
  • Divida a sobremesa - Assim como os pratos principais, os restaurantes também pegam pesado no tamanho das sobremesas. Mas eu não me privo de comer de vez em quando. Basta dividir com alguém e aproveitar! Sem culpas!
  • Sem pressa - Demora cerca de 15 a 20 minutos para o cérebro processar o sinal de que o estomago está cheio. Portanto, coma devagar. Aproveite a experiência de estar junto da família e dos amigos. 
E então? Que tal experimentar algumas dessas dicas e voltar pra casa com excesso de peso apenas na bagagem e não na consciência? 


Como não engordar em 15 dias!  Como não engordar em 15 dias! Reviewed by digaii on 13:02 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.