Sabotadores da dieta: Refresco em pó

Nada traduz melhor a praticidade e os maravilhosos sabores da vida moderna do que o suco em pó. Atraídos pela fruta – linda e perfeita – que ilustra o pacotinho, a gente chega até a acreditar que fez uma escolha saudável. Será?

Para começo de conversa, a fruta que ocupa cerca de 90% da embalagem representa APENAS 1% do conteúdo da mesma. Ou seja, suco de quê mesmo? Poderia muito bem se chamar suco de “maltodextrina-com-acidulante-e-fosfato-tricálcico-com-dióxido-de-titânio-e-ciclamato-de-sódio-e-carboximetilcelulose-sódica-e-goma-xantana-com-toques-de aspartame”.

Esse lindo nome foi inventado a partir do pacotinho de um produto, que no ano passado se reposicionou como marca feminina e até mudou a embalagem para ser utilizada em garrafinhas de 500 ml. O próprio fabricante já avisa que o produto “NÃO CONTÉM quantidades significativas de PROTEÍNAS, GORDURAS ou FIBRAS ALIMENTARES.” Resumindo: aquilo que a gente aprendeu a chamar de suco, na verdade é uma mistura de açúcar/adoçante, corantes, conservantes e não possui NENHUM valor nutricional. A não ser calorias, aquelas que vocês tanto adoram contar (menos eu, pois detesto matemática e aprendi que nosso corpo não é uma calculadora)! 

E aí, vai querer um “golinho” agora?







do conteúdo da embalagem dos refrescos em pó é de açúcares ou adoçantes. A Maltodextrina, por exemplo, nada mais é do que um açúcar com um nome bonito. Já o Ácido cítrico, que dá gostinho azedo e ajuda na conservação, é produzido a partir da fermentação da sacarose – o açúcar das frutas. Tem também o Acesulfame de Potássio, a Sacarina sódica, o Ciclamato de sódio e o Aspartame.

Babado, gritaria e confusão é o que define essa turma de EDULCORANTES (nome pomposo para adoçante)! Começando pelo acesulfame que o nosso organismo não consegue metabolizar (assim como a maioria dos adoçantes e por isso eles são considerados de baixa caloria). Em pesquisas, ele foi a causa de alterações na tireoide de ratos, cães e coelhos. Já a Sacarina, o Ciclamato e o Aspartame são suspeitos de causar câncer.

A Sacarina é o adoçante mais antigo e tem sua origem no PETRÓLEO. Isso mesmo!!! P-E-T-R-Ó-L-E-O!!! Joga no Google se você acha que eu estou delirando. O passado da sacarina é repleto daquelas histórias de teoria da conspiração e de lobbys fortíssimos da indústria alimentícia. “TEORICAMENTE” não existe comprovação da sua toxicidade, mas o consumo em excesso estaria ligado a casos de câncer. Ah, não brinca??? Pensei que tomar petróleo fosse super bom pra pele! 

Já o Ciclamato de sódio segue proibido nos EUA, Inglaterra, Japão e França, mas teve sua utilização liberada pelo Comitê de Aditivos Alimentares, ligado a Organização Mundial da Saúde, que é de onde Anvisa se baseia para regular o uso do adoçante aqui no Brasil.

Mas o mais controverso deles – com certeza –  é o Aspartame. Nos Estados Unidos, de acordo com a FDA (que é tipo a Anvisa dos gringos), 75% das reações adversas relacionadas a aditivos alimentares são causadas pelo aspartame. Alguns dos 90 sintomas listados, incluem: enxaquecas  tonturas, eczemas, fadiga, ansiedade, taquicardia e em casos mais graves, convulsões e até a morte.


POR QUE FAZ MAL?

O aspartato (presente no aspartame) age como um neurotransmissor no cérebro, facilitando a transmissão de informação entre os neurônios. O problema é que Aspartato demais (e não existem estudos que digam com certeza qual a quantidade ideal, se é que existe “quantidade ideal”) permite a entrada de muito cálcio nas células. Este influxo desencadeia quantidades excessivas de radicais livres, que matam as células. É por isso que o aspartato é conhecido como uma “excito-toxinas”. Ele “excita” ou estimula as células neuronais até a morte. Tenso, né?
Pra finalizar…
 
 
do pacotinho é composto por corantes e conservantes, como a tartazina e o dióxido de titânio. Estudos mostram que essas duas substâncias podem desencadear alergias, de eczemas, rinites e até asma; já o corante amarelo crepúsculo pode provocar hiperatividade em crianças sensíveis a esse aditivo.

Se a ideia for ingerir bebidas mais saudáveis, a melhor saída é preparar sucos naturais, de polpa congelada ou ainda preparar infusões, como a água detoxE faça um esforço para consumir os sucos sempre sem açúcar. E lembre-se: pra matar a sede, nada melhor do que água! ;-)


Sabotadores da dieta: Refresco em pó Sabotadores da dieta: Refresco em pó Reviewed by digaii on 13:38 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.